Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi aprovado pela CAPES na 143a Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) em fevereiro de 2013. A seleção da primeira turma de discentes foi realizada em agosto de 2013 e o início do primeiro semestre letivo ocorreu em 04 de setembro de 2013. Até o momento, o Programa formou 39 mestres e possui 18 discentes matriculados.
O PPGCF nasceu da ideia de docentes do curso de graduação em Farmácia (UEFS), que identificaram a crescente demanda dos alunos da graduação por um Mestrado na área de Farmácia. Atualmente, o Estado da Bahia possui 43 cursos de graduação em Farmácia, no entanto, existem apenas três Programas de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas, sendo que o curso da UEFS é o único localizado no interior da Bahia. O processo de interiorização da educação superior no Brasil apresenta grande relevância para a qualificação e fixação de recurso humano qualificado em regiões carentes, contribuindo para a melhoria das condições e qualidade de vida da população local.
O PPGCF possui uma área de concentração denominada Ciências Farmacêuticas com duas linhas de pesquisas: a) Produtos Naturais, na qual são desenvolvidos estudos nas áreas de fitoquímica, química medicinal, atividades biológicas e farmacológicas, e toxicologia; e b)Alimentos de interesse farmacêutico, caracterizada por estudos nas áreas de tecnologia e microbiologia de alimentos e bebidas, engenharia química, processos fermentativos, enzimologia e química de macromoléculas.
OBJETIVO
Formar recursos humanos qualificados com competências e habilidades para atuação no âmbito da docência e pesquisa na área de Ciências Farmacêuticas, conjuntamente com a geração e difusão do conhecimento científico.
PÚBLICO-ALVO
O mestrado do ppgcf/uefs tem como público-alvo os portadores de diploma de nível superior interessados em seguir carreira acadêmica ou em obter formação para desenvolver e avaliar projetos nas áreas de ciências farmacêuticas, com ênfase em produtos naturais, fitoquímica, química medicinal, atividades biológicas, farmacologia, toxicologia e alimentos de interesse farmacêutico.
TITULAÇÃO
Mestre em Ciências Farmacêuticas
